Decida A Sua Questão....!
Como o Vento que passa
Tenho estado passando
Em muitos universos da massa.
E reflito quanto ao desperdício
De habilidades que se endurecem
Logo no despertar, no seu inicio,
Como argamassa.
Se tudo passa,
Porque então,
Não melhorar o que se tem,
Ao trabalhar as faculdades mentais
Que as redes neronais desembaraçam
Ao reduzir as características animais
No vivenciar estilos sociais
Como homens de bem? - Evilasio de Sousa.
OS AVANÇOS MODERNOS E SUAS TECNOLOGIAS tem estado oferecendo a Humanidade ferramentas de valores inestimáveis para otimizações constantes de “padrões de reconhecimentos” tipos flutuantes, os quais permitem cada indivíduo fazer um projeto algorítmico de encadeamento de ações mentais necessárias à moda de “Um jogo de Dominó” para o cumprimento de decisões em processos evolutivos de aperfeiçoamentos dos recursos mentais para a solução de desafios deste, ou daquele cargo que venha a desempenhar em sociedades humanas racionais.
Encadear padrões para reconhece-los em convívios sociais de níveis sustentáveis quer dizer: Estudar com afinco as ciências referentes aos seus objetivos profissionais. Além disso e em outras palavras concluo: Não ser um cientista tão somente desta, ou daquela ciência. Mas agregador de conceitos de outras, ao seu objetivo principal, ao foco de sua existência para Si ser um excelente profissional.
Isto faz este ou aquele individuo tornar-se um USUARIO CONCEITUAL DE CIENCIAS, uma vez que nem este, nem qualquer alguém consegue sem dúvida alguma se formar em generalidades da vida em seus “vai e vem”. Não obstante, todos podem se tornar USUARIOS CONCIENTES EXPERIMENTAIS CONCEITUAIS DOS SEUS CÉREBROS. Isto faz enlastecer, alargar o campo de visão interior de cada individuo.
Diante ao volume de violências acometido por menores neste ano de 2009, a maioria da população inclusive eu, é a favor da maioridade penal para 16 anos. E desde que encontrei na idéia a possibilidade de redução da criminalidade, também comecei a estudar processos cerebrais dos adolescentes numa tentativa pessoal de comparar os estados mentais antes e depois desta “Futura Norma” e tenho estado percebendo que esta medida envolverá de responsabilidades ainda maiores todas e quaisquer pessoas, não tão somente para denunciar os erros diante das novas leis já em vigor e das futuras, mas também para ajudar a si mesmo, aos seus filhos e aos filhos dos outros a ver novos horizontes sociais por novos olhares, novos ângulos mais elevados com suporte de novas atitudes científicas em direção a estudos de melhoramentos comportamentais. Sem os quais, em minha opinião, as medidas que ainda estão em estudos e quando chegar a ser aprovadas poderão não encontrar um espaço adequadamente trabalhado nas consciências de cada qual.
Aqueles que se encontram em “estados de riscos” precisam de alguma maneira ser alertados de que os ventos mudaram de direção. E aqueles que já entendem desta direção devem em suas salas de aulas, quer íntimas virtuais, ou físicas profissionais começar espontaneamente um programa de alerta sobre:
Não só ao trabalho quanto ao tempo que o cérebro humano terá e levará para reconhecer de uma vez por todas que o sucesso em viver em comunidades sem trombar com as coisas alheias está em tomar os Códigos Civis Sociais, como padrões iniciais, limítrofes de quaisquer inclinações mais fortes de violências, de crescimento do olho sobre o que a si não pertence, e sobre o não valorizar a própria vida, o que desfaz profundamente no respeito a si mesmo. E sem esta variante não há como respeitar aos outros. Isto é um preparativo necessário para quem tem filhos e para quem principalmente exerce uma atividade qualquer em sala de aula.
O SER FELIZ, ou INFELIZ nesta ou naquela situação vivencial de cada um depende exclusivamente de cada pessoa. Porque, como já disse antes: No momento de mudanças principalmente diante de uma nova lei a Educação também apresenta o seu “ponto cego”. O individuo, em qualquer idade só aprende o que quer aprender. E isto o responsabiliza igualmente em quaisquer das decisões de Ser, ou não Ser Feliz. Neste ponto a redução da maioridade penal se tornará completamente eficaz. É preciso se formar homens competentes mais cedo e para isto está lei funcionará bem, como uma “panela de pressão”, para os que ainda se sentem irresponsáveis. Observe a Lei Sêca. Já molhou muitos estados mentais de alguém que “era” ou “achava que era”. Embora continue sem domínio público completamente.
Ao falar e repetir sempre que possível em Padrões de Reconhecimento, o faço conscientemente porque: Não haverá outro sistema de compilação de vidas equilibradas, ou desequilibradas socialmente fora disto enquanto houver seres humanos e Planeta Terra que os habite. A diferença está na qualidade dos padrões escolhidos para internalizar e o cérebro reconhcê-los. Nisto se resume o viver sob os auspícios da própria inteligência quando se atinge a maioridade penal. Quando se atinge a responsabilidade de suas escolhas para Si Ser Feliz, ou Infeliz.
SUGESTÕES PARA REDIRECIONAR E OTIMIZAR SISTEMAS DE RECONHECIMENTO DE PADRÕES PARA SI SER FELIZ COM MENOS TEMPESTADES.
1. – Vou iniciar com uma declaração clássica, histórica para levantar questionamentos. “Aquele que nunca Se sentiu em algum momento na vida “perdido” atire a primeira pedra”.
O que é se sentir assim?
Aconteceu comigo na minha pré-adolescência. Como as pessoas diziam algo e depois diziam que não disse isto, ou aquilo. Isto me incomodava já menino. E fiz esta promessa a mim mesmo.
Jamais serei igual a esta humanidade.
Difícil, árduo, quase sobre humano foi encontrar o “meu caminho certo”. Tentativas sem fins, erros incontáveis, caminhos escolhidos nos disponíveis que levavam sempre a lugar nenhum dentro dos meus objeivos. Principalmente no que tangia a religiões. Eu esbarrava sempre no que se pregavam e no exemplo que se davam. Era quase catastrófico na minha mente. O grande lance da minha vida era que eu escrevia tudo. E depois de algum tempo jogava no lixo. Porque continha nomes de pessoas, datas e as situações que as envolviam. Eu precisava de uma maneira melhor de escrever. E foi exatamente neste cruzamento que descobri algo fantástico que só hoje posso descrevê-lo. Encontrei na linguagem, no Português o suporte da minha vida. Eu tinha que saber como encadear “palavras de poder” e formar declarações para me fazer melhor entendido e que eu pudesse me debruçar confiantemente nos padrões de encadeamentos lingüísticos que representassem o que pensava e o que era realmente, junto a brilhante imagem de meu pai, mesmo que alguém não o reconhecesse como a “minha verdade”. Os meus colegas na escola se divertiam às minhas custas. Mas eu não ligava e continuava. Foi no encadeamento de “declarações” que formatei o meu estilo, o meu caminho. Por esta razão, é de minha opinião: Quando um individuo deforma a sua linguagem, com excesso de gírias e trejeitos, ele começa admitir e a adotar caminhos “a mais” para se firmar na “mediocridade”. “O caminho se faz ao caminhar”, não há como duvidar disso. O caminhar é um ato repetitivo, evolutivo que sintetiza o que chamamos de “regularidades”, a qual dá força aos hábitos, os quais transformam quaisquer idéias nele inseridas em “padrões” que o cérebro reconhecerá como validos educacionalmente para o Bem, ou para o Mal. Tal Repetição Espaçada em regularidades forma os tipos de “Escolhas” que se quer ter na vida. Pense nisso.
2. - Os avanços tecnológicos na área de Informação produzem cataratas de “imagens” a todos os instantes, em diferentes níveis e em diferentes Espaços: Espaços Fílmicos, Novelescos, Humorísticos, Educacionais, Científicos, Documentais etc, etc, que as pessoas os tomam, ou não como “padrões ideais” para suas vidas, segundo suas inclinações, ou condições sociais. E é exatamente ai, neste ponto em que as mudanças ocorrem. Todos querem ser iguais, quero dizer: Todos querem aparecer em algum lugar que lhes revelem os seus talentos. Na maioria das vezes que não existem em altos níveis. Mas impressionam. A grande descoberta é que impressão só, não é sustentável. É preciso ter tido e desenvolvidas as habilidades de encadear “padrões comportamentais” de “etiqueta principalmente”, os quais revelem nesta “impressão” a ordem do caráter que forma uma estrutura moral de respeito e tudo mais. Não se desleixe. Nisso está uma grande motivação para o aperfeiçoamento pessoal.
3. - Se você não desenvolveu habilidades de Si ser uma pessoa educada e de Se avaliar com freqüência para saber com mais ou menos exatidão, a quantas os níveis de manutenção de sua Educação andam, mais dias, menos dias vai ser traído por esta falha. Habilidades de Si ser Educado sem Si ter sido treinado só acontecem em filmes, ou novelas. Na vida real só com treinamento eles se realizam. Do céu não caem. O trabalho é extremamente árduo, mas compensa. Observe nos jornais televisivos que mulheres e homens, antes tidos de bem estão roubando remédios, joalherias, cargas, bem como praticando assaltos e outros crimes. Estes padrões não nasceram dentro destas pessoas. Elas tem estado copiando tais imagens de atos escabrosos por ter visto em algum dos Espaços acima referidos e adotaram os que lhes conviam como padrões de suas maneiras de existir. Tenha cuidado em suas escolhas.
4. - Em tudo que alguém “acha”, não tem certeza. É preciso se estar convicto de que isto, ou aquilo funciona bem. E esta convicção demanda “conhecimentos”. O Pior dos “achares” em minha opinião. É o que está se repetindo com freqüência muito curta. O individuo ter uma vida descente aparentemente e “por baixo do pano” agir escandalosamente dentro de sua própria empresa, dentro de sua própria casa e depois aparece na televisão algemado e tapando o rosto, como foi o caso de um senhor vendedor de seguros que dava seus “cheques sem fundo” à própria companhia e depois cancelava-os e reclamava a devolução do dinheiro, de um negocio fraudulento. As “regularidades” que formam padrões também descobrem o “aceitador” de padrões indecentes". Bom estar alerta para isto.
5. – Ultimamente temos visto muitos adolescentes se perder em diversas aventuras. Uns voltam para casa para contar o que aconteceu. Outros não tem tido a mesma sorte. Alguns saem em aventuras por não agüentar mais os escândalos de seus pais e suas atitudes. Outros sem qualquer consciência aceitam propostas e acabam sendo levados e muitas vezes assinados depois de abusados. Estes acontecimentos nos remetem diretamente às falhas dos sistemas educacionais domésticos e públicos. E estas falhas residem na falta de treinamento em habilidades de demonstrar aos adolescentes a valia de adotar padrões de inteligência, não de esperteza como tem sido, para reconhecimento de alguns conjuntos de regras básicas com procedimentos lógicos bem definidos que levam a compreensão de soluções de problemas e desafios na prática do existir. A mente humana traz já uma avidez expressiva para conhecer e reconhecer padrões de maneira a ordena-los para uma formatação segura da personalidade, a qual chamamos de “CURIOSIDADE”. Esta condição receptiva nos adolescentes está sendo deformada, desorientada e consequentemente comprometida por atos de indecência.
Se alguém não toma decisões para assumir tal tarefa inteligentemente os Espaços acima referidos poderão assumir através imagens impactantes, sistemas imprevisíveis de encadeamento de ações como padrões de comportamentos. É bom ficar atento sobre isto também com relação aos seus filhos, ou enteados.
6. - Antes de continuar a discussão vou colocar um Poema de Nome:
IDENTIDADE
Às vezes nem eu mesmo
Sei quem sou.
Às vezes sou
“O meu queridinho”,
Às vezes sou
“Moleque mal criado”.
Para mim
Tem vezes que eu sou rei,
Herói voador,
Caubói lutador,
Jogador campeão.
As vezes sou pulga,
Sou mosca também,
Que voa e se esconde
De medo e vergonha.
Às vezes eu sou Hercules,
Sansão vencedor,
Peito de aço,
Goleador!
Mas, que importa
O que pensam de mim?
Eu sou quem sou,
Eu sou assim,
SOU MENINO. - Pedro Bandeira
Ser menino é atemporal, é apenas a fase única de um ser humano normal e natural, que aprendeu com a inocência da inteligência, com a pureza de ser e estar sempre com a beleza de Si ter construído sem ter Si deformado, sem ter Si destruido com as modernidades, as quais se tem infelizmente convivido. Só a condição de menino é e será sempre ORIGINAL no ser humano. Ele poderá se tornar adulto, se apresentar culto nos modelos que a própria cultura lhe propõe. Ser menino cabe em todas as idades sem desfazer no cabedal de conhecimentos no tempo que passa, porque ser menino e ser no passar ileso de qualquer Tempo e só altera as Geografias dos Espaços para melhor, enquanto dá à Geometria do Tempo de seus compassos uma conotação de beleza, um rastro inconfundível nos seus traços. As pessoas modernas precisam recuperar imagens do ser menino para reconstruir os traços de felicidade que o Tempo não apaga de nossa meninice e ordenar os rumos do humano contaminado pelos avanços que só demonstram “burrice”. Faça isso como exercício de reconstrução. Por esta razão, volto a repetir: É preciso correr o risco de Si Ser Educado, de Si ser Cortez, de Si ser Polido e Bem Treinado. Experimente.
7. - Toda jornada, toda caminhada educativa começa sempre e também com um primeiro passo. E este é o “SABER OUVIR”. Nisso reside toda dificuldade de expansão intelectual principalmente para os que se “acham”. A Antropóloga Sarita Chawla escreveu o seguinte.
“ O Diálogo não é apenas falarmos uns com os outros. É também uma maneira especial de ouvirmos uns aos outros. Ouvir sem resistência e de um ponto onde estamos dispostos a ser influenciados”.
Eis a chave de um grande segredo do crescimento humano. Os adolescentes, em sua maioria está com esta faculdade danificada pelos impactos de imagens constantes e de pouca valia. Eles apresentam uma resistência quase que instransponível porque “acham” que já podem entender isto, ou aquilo. A maioridade penal aos dezesseis anos vai chamá-los às responsabilidades individuais, bem como aos brios e a duros golpes. Podem se preparar para ver.
8. - A arte do ouvir para aprender tem como inicio de treinamento o OUVIR-SE para Si entender, para Si compreender e para Si saber auto avaliar. Porque este é o meio, é a porta, através da qual permitimos que o mundo do conhecimento, o mundo da sabedoria entre sem deformidade. É no se refletir sobre o que se aprendeu, que se cria os padrões e a ordem dos mesmos para se apresentar no cenário social como “ser humano”, ou “animal humano”. É muito bom estar atento sobre isto.
9.- No exato instante que alguém decide ser isto, ou aquilo ele está dando inicio ao mais brilhante gesto de crescimento. Pois ele está idealizando o seu sonho criativo e formatando o seu processo criativo, igualmente com base no que ouviu, ou viu no seu processo vivencial. É preciso despertar o encantamento dos CINCO SENTIDOS, a partir da infância e informar detalhadamente por dinâmicas como o poder destas ferramentas de crescimento afeta o desejo de ser um modificador de realidades para melhor, enquanto se usa o contraste impactante de imagens corriqueiras, as quais não se devem tomar como padrões de reconhecimentos sociais. Isto pode ser feito desde dentro de casa.
10. – O hábito de ouvir defensivamente é uma atividade cerebral consciente que tem aleijado muitas vidas, no que tange ao “ouvir para aprender” e para distinguir, para reconhecer padrões. Os processos bioquímicos da distinção não são feitos nos recônditos velozes do cérebro, no écran onde os modelos pictóricos aparem como imagens, os quais chamo de “flashes eletromagnéticos” porque foram antes bloqueados, quando a atitude defensiva de “não querer ouvir” entra em processo de ativação. No inicio é voluntário. Depois que o campo eletromagnético pessoal e individual se define, passa a ser automático. Você vê pessoas dar de costas, quando alguém está falando algo que ele não quer ouvir. Isto é tão grave que existem pessoas que: Ao abrir um livro, ou ao ouvir uma palestra significativa tombam sonolentas. Na sala de aula se o professor não tiver pulso para controlá-la, ou entusiasmo para manter o grupo alerta, interessado, os alunos começam a jogar bolinhas de papel uns para os outros e a fazer algazarra num gesto insensato de não querer ouvir. Observe isto.
MOMENTOS DE PONDERAÇÃO
Toda estrutura, toda ordem de caráter precisa de uma fundação, de uma base e o nome dela chama-se CONHECIMENTOS. E estes elementos agregadores de personalidades precisam ser conquistados, redimensionados e reorganizados segundo o nível de compreensão de cada qual. E este nível de compreensão é uma resposta reverberativa do ter aprendido. É uma corrente, cujo poder de resistência estará residente no elo mais fraco. OUVIR-SE, OUVIR, CONHECER, APRENDER, RECONHECER E REPRESENTAR o que se compilou no íntimo mundo, o que se compilou com qualidade em todos os elos desta corrente é conhecido por EDUCAÇÃO INDIVIDUAL SUSTENTÁVEL. Pense nisso seriamente.
Como o Vento que passa
Tenho estado passando
Em muitos universos da massa.
E reflito quanto ao desperdício
De habilidades que se endurecem
Logo no despertar, no seu inicio,
Como argamassa.
Se tudo passa,
Porque então,
Não melhorar o que se tem,
Ao trabalhar as faculdades mentais
Que as redes neronais desembaraçam
Ao reduzir as características animais
No vivenciar estilos sociais
Como homens de bem? - Evilasio de Sousa.
OS AVANÇOS MODERNOS E SUAS TECNOLOGIAS tem estado oferecendo a Humanidade ferramentas de valores inestimáveis para otimizações constantes de “padrões de reconhecimentos” tipos flutuantes, os quais permitem cada indivíduo fazer um projeto algorítmico de encadeamento de ações mentais necessárias à moda de “Um jogo de Dominó” para o cumprimento de decisões em processos evolutivos de aperfeiçoamentos dos recursos mentais para a solução de desafios deste, ou daquele cargo que venha a desempenhar em sociedades humanas racionais.
Encadear padrões para reconhece-los em convívios sociais de níveis sustentáveis quer dizer: Estudar com afinco as ciências referentes aos seus objetivos profissionais. Além disso e em outras palavras concluo: Não ser um cientista tão somente desta, ou daquela ciência. Mas agregador de conceitos de outras, ao seu objetivo principal, ao foco de sua existência para Si ser um excelente profissional.
Isto faz este ou aquele individuo tornar-se um USUARIO CONCEITUAL DE CIENCIAS, uma vez que nem este, nem qualquer alguém consegue sem dúvida alguma se formar em generalidades da vida em seus “vai e vem”. Não obstante, todos podem se tornar USUARIOS CONCIENTES EXPERIMENTAIS CONCEITUAIS DOS SEUS CÉREBROS. Isto faz enlastecer, alargar o campo de visão interior de cada individuo.
Diante ao volume de violências acometido por menores neste ano de 2009, a maioria da população inclusive eu, é a favor da maioridade penal para 16 anos. E desde que encontrei na idéia a possibilidade de redução da criminalidade, também comecei a estudar processos cerebrais dos adolescentes numa tentativa pessoal de comparar os estados mentais antes e depois desta “Futura Norma” e tenho estado percebendo que esta medida envolverá de responsabilidades ainda maiores todas e quaisquer pessoas, não tão somente para denunciar os erros diante das novas leis já em vigor e das futuras, mas também para ajudar a si mesmo, aos seus filhos e aos filhos dos outros a ver novos horizontes sociais por novos olhares, novos ângulos mais elevados com suporte de novas atitudes científicas em direção a estudos de melhoramentos comportamentais. Sem os quais, em minha opinião, as medidas que ainda estão em estudos e quando chegar a ser aprovadas poderão não encontrar um espaço adequadamente trabalhado nas consciências de cada qual.
Aqueles que se encontram em “estados de riscos” precisam de alguma maneira ser alertados de que os ventos mudaram de direção. E aqueles que já entendem desta direção devem em suas salas de aulas, quer íntimas virtuais, ou físicas profissionais começar espontaneamente um programa de alerta sobre:
Não só ao trabalho quanto ao tempo que o cérebro humano terá e levará para reconhecer de uma vez por todas que o sucesso em viver em comunidades sem trombar com as coisas alheias está em tomar os Códigos Civis Sociais, como padrões iniciais, limítrofes de quaisquer inclinações mais fortes de violências, de crescimento do olho sobre o que a si não pertence, e sobre o não valorizar a própria vida, o que desfaz profundamente no respeito a si mesmo. E sem esta variante não há como respeitar aos outros. Isto é um preparativo necessário para quem tem filhos e para quem principalmente exerce uma atividade qualquer em sala de aula.
O SER FELIZ, ou INFELIZ nesta ou naquela situação vivencial de cada um depende exclusivamente de cada pessoa. Porque, como já disse antes: No momento de mudanças principalmente diante de uma nova lei a Educação também apresenta o seu “ponto cego”. O individuo, em qualquer idade só aprende o que quer aprender. E isto o responsabiliza igualmente em quaisquer das decisões de Ser, ou não Ser Feliz. Neste ponto a redução da maioridade penal se tornará completamente eficaz. É preciso se formar homens competentes mais cedo e para isto está lei funcionará bem, como uma “panela de pressão”, para os que ainda se sentem irresponsáveis. Observe a Lei Sêca. Já molhou muitos estados mentais de alguém que “era” ou “achava que era”. Embora continue sem domínio público completamente.
Ao falar e repetir sempre que possível em Padrões de Reconhecimento, o faço conscientemente porque: Não haverá outro sistema de compilação de vidas equilibradas, ou desequilibradas socialmente fora disto enquanto houver seres humanos e Planeta Terra que os habite. A diferença está na qualidade dos padrões escolhidos para internalizar e o cérebro reconhcê-los. Nisto se resume o viver sob os auspícios da própria inteligência quando se atinge a maioridade penal. Quando se atinge a responsabilidade de suas escolhas para Si Ser Feliz, ou Infeliz.
SUGESTÕES PARA REDIRECIONAR E OTIMIZAR SISTEMAS DE RECONHECIMENTO DE PADRÕES PARA SI SER FELIZ COM MENOS TEMPESTADES.
1. – Vou iniciar com uma declaração clássica, histórica para levantar questionamentos. “Aquele que nunca Se sentiu em algum momento na vida “perdido” atire a primeira pedra”.
O que é se sentir assim?
Aconteceu comigo na minha pré-adolescência. Como as pessoas diziam algo e depois diziam que não disse isto, ou aquilo. Isto me incomodava já menino. E fiz esta promessa a mim mesmo.
Jamais serei igual a esta humanidade.
Difícil, árduo, quase sobre humano foi encontrar o “meu caminho certo”. Tentativas sem fins, erros incontáveis, caminhos escolhidos nos disponíveis que levavam sempre a lugar nenhum dentro dos meus objeivos. Principalmente no que tangia a religiões. Eu esbarrava sempre no que se pregavam e no exemplo que se davam. Era quase catastrófico na minha mente. O grande lance da minha vida era que eu escrevia tudo. E depois de algum tempo jogava no lixo. Porque continha nomes de pessoas, datas e as situações que as envolviam. Eu precisava de uma maneira melhor de escrever. E foi exatamente neste cruzamento que descobri algo fantástico que só hoje posso descrevê-lo. Encontrei na linguagem, no Português o suporte da minha vida. Eu tinha que saber como encadear “palavras de poder” e formar declarações para me fazer melhor entendido e que eu pudesse me debruçar confiantemente nos padrões de encadeamentos lingüísticos que representassem o que pensava e o que era realmente, junto a brilhante imagem de meu pai, mesmo que alguém não o reconhecesse como a “minha verdade”. Os meus colegas na escola se divertiam às minhas custas. Mas eu não ligava e continuava. Foi no encadeamento de “declarações” que formatei o meu estilo, o meu caminho. Por esta razão, é de minha opinião: Quando um individuo deforma a sua linguagem, com excesso de gírias e trejeitos, ele começa admitir e a adotar caminhos “a mais” para se firmar na “mediocridade”. “O caminho se faz ao caminhar”, não há como duvidar disso. O caminhar é um ato repetitivo, evolutivo que sintetiza o que chamamos de “regularidades”, a qual dá força aos hábitos, os quais transformam quaisquer idéias nele inseridas em “padrões” que o cérebro reconhecerá como validos educacionalmente para o Bem, ou para o Mal. Tal Repetição Espaçada em regularidades forma os tipos de “Escolhas” que se quer ter na vida. Pense nisso.
2. - Os avanços tecnológicos na área de Informação produzem cataratas de “imagens” a todos os instantes, em diferentes níveis e em diferentes Espaços: Espaços Fílmicos, Novelescos, Humorísticos, Educacionais, Científicos, Documentais etc, etc, que as pessoas os tomam, ou não como “padrões ideais” para suas vidas, segundo suas inclinações, ou condições sociais. E é exatamente ai, neste ponto em que as mudanças ocorrem. Todos querem ser iguais, quero dizer: Todos querem aparecer em algum lugar que lhes revelem os seus talentos. Na maioria das vezes que não existem em altos níveis. Mas impressionam. A grande descoberta é que impressão só, não é sustentável. É preciso ter tido e desenvolvidas as habilidades de encadear “padrões comportamentais” de “etiqueta principalmente”, os quais revelem nesta “impressão” a ordem do caráter que forma uma estrutura moral de respeito e tudo mais. Não se desleixe. Nisso está uma grande motivação para o aperfeiçoamento pessoal.
3. - Se você não desenvolveu habilidades de Si ser uma pessoa educada e de Se avaliar com freqüência para saber com mais ou menos exatidão, a quantas os níveis de manutenção de sua Educação andam, mais dias, menos dias vai ser traído por esta falha. Habilidades de Si ser Educado sem Si ter sido treinado só acontecem em filmes, ou novelas. Na vida real só com treinamento eles se realizam. Do céu não caem. O trabalho é extremamente árduo, mas compensa. Observe nos jornais televisivos que mulheres e homens, antes tidos de bem estão roubando remédios, joalherias, cargas, bem como praticando assaltos e outros crimes. Estes padrões não nasceram dentro destas pessoas. Elas tem estado copiando tais imagens de atos escabrosos por ter visto em algum dos Espaços acima referidos e adotaram os que lhes conviam como padrões de suas maneiras de existir. Tenha cuidado em suas escolhas.
4. - Em tudo que alguém “acha”, não tem certeza. É preciso se estar convicto de que isto, ou aquilo funciona bem. E esta convicção demanda “conhecimentos”. O Pior dos “achares” em minha opinião. É o que está se repetindo com freqüência muito curta. O individuo ter uma vida descente aparentemente e “por baixo do pano” agir escandalosamente dentro de sua própria empresa, dentro de sua própria casa e depois aparece na televisão algemado e tapando o rosto, como foi o caso de um senhor vendedor de seguros que dava seus “cheques sem fundo” à própria companhia e depois cancelava-os e reclamava a devolução do dinheiro, de um negocio fraudulento. As “regularidades” que formam padrões também descobrem o “aceitador” de padrões indecentes". Bom estar alerta para isto.
5. – Ultimamente temos visto muitos adolescentes se perder em diversas aventuras. Uns voltam para casa para contar o que aconteceu. Outros não tem tido a mesma sorte. Alguns saem em aventuras por não agüentar mais os escândalos de seus pais e suas atitudes. Outros sem qualquer consciência aceitam propostas e acabam sendo levados e muitas vezes assinados depois de abusados. Estes acontecimentos nos remetem diretamente às falhas dos sistemas educacionais domésticos e públicos. E estas falhas residem na falta de treinamento em habilidades de demonstrar aos adolescentes a valia de adotar padrões de inteligência, não de esperteza como tem sido, para reconhecimento de alguns conjuntos de regras básicas com procedimentos lógicos bem definidos que levam a compreensão de soluções de problemas e desafios na prática do existir. A mente humana traz já uma avidez expressiva para conhecer e reconhecer padrões de maneira a ordena-los para uma formatação segura da personalidade, a qual chamamos de “CURIOSIDADE”. Esta condição receptiva nos adolescentes está sendo deformada, desorientada e consequentemente comprometida por atos de indecência.
Se alguém não toma decisões para assumir tal tarefa inteligentemente os Espaços acima referidos poderão assumir através imagens impactantes, sistemas imprevisíveis de encadeamento de ações como padrões de comportamentos. É bom ficar atento sobre isto também com relação aos seus filhos, ou enteados.
6. - Antes de continuar a discussão vou colocar um Poema de Nome:
IDENTIDADE
Às vezes nem eu mesmo
Sei quem sou.
Às vezes sou
“O meu queridinho”,
Às vezes sou
“Moleque mal criado”.
Para mim
Tem vezes que eu sou rei,
Herói voador,
Caubói lutador,
Jogador campeão.
As vezes sou pulga,
Sou mosca também,
Que voa e se esconde
De medo e vergonha.
Às vezes eu sou Hercules,
Sansão vencedor,
Peito de aço,
Goleador!
Mas, que importa
O que pensam de mim?
Eu sou quem sou,
Eu sou assim,
SOU MENINO. - Pedro Bandeira
Ser menino é atemporal, é apenas a fase única de um ser humano normal e natural, que aprendeu com a inocência da inteligência, com a pureza de ser e estar sempre com a beleza de Si ter construído sem ter Si deformado, sem ter Si destruido com as modernidades, as quais se tem infelizmente convivido. Só a condição de menino é e será sempre ORIGINAL no ser humano. Ele poderá se tornar adulto, se apresentar culto nos modelos que a própria cultura lhe propõe. Ser menino cabe em todas as idades sem desfazer no cabedal de conhecimentos no tempo que passa, porque ser menino e ser no passar ileso de qualquer Tempo e só altera as Geografias dos Espaços para melhor, enquanto dá à Geometria do Tempo de seus compassos uma conotação de beleza, um rastro inconfundível nos seus traços. As pessoas modernas precisam recuperar imagens do ser menino para reconstruir os traços de felicidade que o Tempo não apaga de nossa meninice e ordenar os rumos do humano contaminado pelos avanços que só demonstram “burrice”. Faça isso como exercício de reconstrução. Por esta razão, volto a repetir: É preciso correr o risco de Si Ser Educado, de Si ser Cortez, de Si ser Polido e Bem Treinado. Experimente.
7. - Toda jornada, toda caminhada educativa começa sempre e também com um primeiro passo. E este é o “SABER OUVIR”. Nisso reside toda dificuldade de expansão intelectual principalmente para os que se “acham”. A Antropóloga Sarita Chawla escreveu o seguinte.
“ O Diálogo não é apenas falarmos uns com os outros. É também uma maneira especial de ouvirmos uns aos outros. Ouvir sem resistência e de um ponto onde estamos dispostos a ser influenciados”.
Eis a chave de um grande segredo do crescimento humano. Os adolescentes, em sua maioria está com esta faculdade danificada pelos impactos de imagens constantes e de pouca valia. Eles apresentam uma resistência quase que instransponível porque “acham” que já podem entender isto, ou aquilo. A maioridade penal aos dezesseis anos vai chamá-los às responsabilidades individuais, bem como aos brios e a duros golpes. Podem se preparar para ver.
8. - A arte do ouvir para aprender tem como inicio de treinamento o OUVIR-SE para Si entender, para Si compreender e para Si saber auto avaliar. Porque este é o meio, é a porta, através da qual permitimos que o mundo do conhecimento, o mundo da sabedoria entre sem deformidade. É no se refletir sobre o que se aprendeu, que se cria os padrões e a ordem dos mesmos para se apresentar no cenário social como “ser humano”, ou “animal humano”. É muito bom estar atento sobre isto.
9.- No exato instante que alguém decide ser isto, ou aquilo ele está dando inicio ao mais brilhante gesto de crescimento. Pois ele está idealizando o seu sonho criativo e formatando o seu processo criativo, igualmente com base no que ouviu, ou viu no seu processo vivencial. É preciso despertar o encantamento dos CINCO SENTIDOS, a partir da infância e informar detalhadamente por dinâmicas como o poder destas ferramentas de crescimento afeta o desejo de ser um modificador de realidades para melhor, enquanto se usa o contraste impactante de imagens corriqueiras, as quais não se devem tomar como padrões de reconhecimentos sociais. Isto pode ser feito desde dentro de casa.
10. – O hábito de ouvir defensivamente é uma atividade cerebral consciente que tem aleijado muitas vidas, no que tange ao “ouvir para aprender” e para distinguir, para reconhecer padrões. Os processos bioquímicos da distinção não são feitos nos recônditos velozes do cérebro, no écran onde os modelos pictóricos aparem como imagens, os quais chamo de “flashes eletromagnéticos” porque foram antes bloqueados, quando a atitude defensiva de “não querer ouvir” entra em processo de ativação. No inicio é voluntário. Depois que o campo eletromagnético pessoal e individual se define, passa a ser automático. Você vê pessoas dar de costas, quando alguém está falando algo que ele não quer ouvir. Isto é tão grave que existem pessoas que: Ao abrir um livro, ou ao ouvir uma palestra significativa tombam sonolentas. Na sala de aula se o professor não tiver pulso para controlá-la, ou entusiasmo para manter o grupo alerta, interessado, os alunos começam a jogar bolinhas de papel uns para os outros e a fazer algazarra num gesto insensato de não querer ouvir. Observe isto.
MOMENTOS DE PONDERAÇÃO
Toda estrutura, toda ordem de caráter precisa de uma fundação, de uma base e o nome dela chama-se CONHECIMENTOS. E estes elementos agregadores de personalidades precisam ser conquistados, redimensionados e reorganizados segundo o nível de compreensão de cada qual. E este nível de compreensão é uma resposta reverberativa do ter aprendido. É uma corrente, cujo poder de resistência estará residente no elo mais fraco. OUVIR-SE, OUVIR, CONHECER, APRENDER, RECONHECER E REPRESENTAR o que se compilou no íntimo mundo, o que se compilou com qualidade em todos os elos desta corrente é conhecido por EDUCAÇÃO INDIVIDUAL SUSTENTÁVEL. Pense nisso seriamente.
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