sexta-feira, 4 de setembro de 2009

19. CAPÍTULO 18 – MECANISMOS DE GERAÇÃO DE PADRÕES EXISTENCIAIS.

Os Trocadores De Horizontes E De Cenários Do Existir.
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O que é a vida?
É um processo evolutivo,
Instrutivo, criativo
De maneira que
Cada um de nós
Se torne mais positivamente sensitivo
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Evilasio de Sousa.
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PROFESSORES E ESCOLAS. Vamos por alguns instantes reduzir o mundo que nos abriga e seus processos de sobrevivências em apenas nestas duas instituições. As primeiras, os Professores, instituições móveis: De características “fechadas / abertas”. E as segundas, as Escolas, instituições fixas: De características “abertas / fechadas”.
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O que quero dizer com isto?
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Eu quero com isto dizer: Que este é o ponto de partida, de largada do desenvolvimento de faculdades humanas para o crescimento da espécie numa simultaneidade constante, de maneira que ambas elas, como instituições poderosas do existir possam aprender, nos tempos modernos, umas com as outras em multiplicidades dimensionais sistêmicas e interdisciplinares, de abrir, fechar e concluir programas de sobrevivências em diversidades compatíveis no que tange a Velocidade, Eficiência e Eficácia com o Espaço e o Tempo de seus processos Biológicos, Físicos, Químicos, Geográficos, Tecnológicos, Culturais, Artísticos, Filosóficos, Científicos e de Lazer.
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Estas instituições no Brasil, de um modo geral no que tange ao treinamento de escolaridades precisam rever seus objetivos quanto a qualidade e duração dos exercícios de conhecimentos adquiridos, ao me referir as instituições Professores, bem como os objetivos não só da Mercadorização, mas também da qualidade e de transferência de experiências no campo formação intermediária de padrões de reconhecimentos sociais e existenciais, quando volto a me refirir às instituições Escolas.
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Agora pode-se observar que o Pulsar Energético, tipo Quasar, cuja simultaneidade elétrica e em volta da qual, tais instituições gravitam refletem apenas quatro tons:
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Conhecimentos Adquiridos, Qualidade, Duração e Mercadorização dos mesmos.
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Se cada um de nós chamar a si as responsabilidades Simultâneas de Professor, Aluno e Escola, ao movimentar-se nos espaço de seus grupos sociais com o objetivo de aprender para conhecer e reconhecer diferenças e ensina-las dentro de um programa científico, envolvidos com padrões de equilíbrio de tais funções, principalmente por Exemplos e produzir no que quer que faça resultados animadores de sobrevivências sociais dignas, Ah!!!!. estamos construindo gerações e mundos melhores de que projetos destes tipos encomendam.
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Cada um de nós não deve se afastar do foco de que os caminhos para as transformações sociais em altos níveis dependem única e exclusivamente do mínimo gesto de cada qual. Porque:
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- SÃO NOS MÍNIMOS GESTOS que estamos vendo a população perder o equilíbrio no relacionar- se uns com os outros, intima, comercial, profissional e amistosamente, enquanto ceifam vidas jovens com futuros esplendorosos.
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- SÃO NOS MÍNIMOS GESTOS que observamos pessoas não orientar bem outras, de maneira que elas tenham os seus sucessos, sem expor as suas vulnerabilidades aos olhos dos espertalhões.
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- SÃO NOS MÍNIMOS GESTOS que se estabeleceu o “achismo” e a “imposição” que as pessoas devem ver outras do jeito que elas imaginam que são. Alheias ao tamanho dos seus despreparos.
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- SÃO NOS MÍNIMOS GESTOS e em situações de altos riscos que vemos pessoas, sequer ter um ato de polidez para facilitar ao outro a oportunidade de ajustar-se no tráfego por exemplo, ou na vida para Si ser realmente.
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- SÃO NOS MÍNIMOS GESTOS que o absurdo da falta de estilos educacionais, de Padrões Conceituais Equilibrados se expressam e a “mediocridade” embora de visual bonito apresenta o seu lado grotesco, principalmente se paga alguma coisa” e se precisa reclamar com educação, derramam-se então, na oportunidade todas as suas comportas de grosserias e expõe completamente ausência de estilos modelados por uma educação sustentável.
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- SÃO NOS MÍNIMOS GESTOS que se percebem a ausência de habilidades para Si ser simples e educado, por ter tido uma amizade nova, um novo emprego, um novo estilo de vida, um carro novo, um namorado novo, ou namorada nova e não se otimizou os talentos, os estilos para demonstrar nos seus altos atos de relacionamentos, que tais pessoas ficam “estúpidas”, arranjam todo tipo de adjetivos para diminuir a seu nível esta, ou aqueloutra pessoa ao seu lado numa demonstração pobre de reconhecimento de valores.
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- SÃO NOS MÍNIMOS GESTOS QUE TAMBÉM OBSERVAMOS A GRANDEZA, A BELEZA INTRINSECAS DE CADA QUAL QUANDO:

- Se é Simples,
- Se é espontâneo,
- Se é reflexo da boa qualidade do conhecimento adquirido,
- Se é treinado para olhar a humanidade de cima com o seu melhor, reconhecer a oportunidade de perguntar, se pode ser útil, se pode servir em alguma coisa. A despeito de todos só se olharem com seus padrões inferiores de reconhecimentos.
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A produção e difusão dos conhecimentos originalmente que geram Horizontes e mudam Cenários de quaisquer existenciais são feitas por palavras, por gestos e por atos. E estes processos estão sendo lamentáveis, com raríssimas exceções e quase de uma maneira geral, redundantemente. Se violências geram violências nos meios poucos desenvolvidos, Educação gera Educação igualmente nos meios mais polidos e frena, bloqueia os poucos desenvolvidos e ainda por cima os direciona para o reconhecimento de melhores padrões. É preciso se acreditar no Si ser Educado verdadeiramente, porque não serão grosserias, baixezas, escândalos, atos de espertezas, que vão revelar educação interior de cada qual.
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SUGESTÕES PARA CONSTRUÇÃO DE “HORIZONTES” E “CENÁRIOS” NA ARTE DO CONHECIMENTO E RECONHECIMENTOS DE PADRÕES PARA SI SER FELIZ COM MENOS TEMPESTADES.
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1. – Em algum capitulo anterior falei que: Não há grandes méritos em fazer coisas extraordinárias, mas fazer as coisas simples e pequeninas no que tange ao pensamento e ao sentimento extraordinariamente bem. Porque é neste, exatamente simples gesto que as pessoas estão cometendo grandes erros motivados pela qualidade do seu aprender e seu reconhecer padrões comportamentais existenciais de níveis questionáveis. É preciso se cair na real de uma vez por todas que: Reunir resultados positivos sobre bases questionáveis é não ter entendido o verdadeiro significado do existir que é construir uma imortalidade brilhante na página existencial de cada qual. Porque a Historia é inexorável. Alguém comete um erro aqui outro no Norte, outro no Sul, Leste e Oeste ao pensar que ninguém vai descobrir. Pratica uma vez com êxito esta, ou aquela idéia errada. Não houve qualquer contratempo, então continua desenfreadamente a executar os mesmos gestos. Mas, os anais da Historia são feitos de ondas eletromagnéticas e por esta razão, nada se apaga. Lá um dia ela, a História Civilizacional revela o extrato ondulatório, quando menos o ser humano espera. Comumente, quando ele já está famoso para que a queda se transforme num verdadeiro DESPERTAR e lembre-se que tudo é BOM E FAZ MAL. O mal é o abuso!. É o extrapolar. É O SER INCONSCIENTE. Bom que se cada qual rever o seu histórico existencial e inserir novos estilos de atuação para não ter surpresas desagradáveis no futuro. Na modernidade tudo funciona por impulsos elétricos muito, mas muito mais veloz mesmo, como em nosso pensamento que já viajam pelos fios a décadas, e agora pelas ondas de rádio, pelos cabeamentos da Internet, ou sem fios conhecido por 3G e da Televisão, bem como, pela sutileza mais eficaz ainda, desde que nascemos. PELO EXEMPLO.
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2. - Todas as vezes que: Alguém reduz as probabilidades e as possibilidades de se ferir, de se ficar vulnerável, pela cultura de bons costumes, pouco a pouco ele vai se tornando um ser social. Porque a regularidade é a força do hábito. Ela tanto inclui pessoas de bons hábitos, quanto exclui pessoas de maus hábitos. Por isso acredito no John Dryden disse: “O hábito quer alguém seja inteligente, ou não, é o melhor dos servos e o pior dos amos. Primeiro nós os construímos, depois eles nos constroem”. Nada mais agradável do que ler continua e constantemente e interpretar bem o que se leu para otimizar os hábitos, para renovar as boas qualidades das regularidades. Pense nisso.
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3. – O enfrentamento de dificuldades chama-se DESAFIOS. Não problemas. Problemas são maus funcionamentos crônicos de algumas coisas. Desafios são oportunidades de comprovação de habilidades, de atitudes, de objetivos para reunir os dados referentes e inerentes a eles, de maneira que o mecanismo da sociabilidade funcione bem. E para isto não tem salto. Veja os condomínios prisionais. Estão superlotados. Porque? Porque tais habitantes acharam que poderiam ludibriar a lógica constitucional de boa convivência e os arquivos eletromagnéticos do seu próprio campo magnético pessoal e circunscrito, o qual gira com os anais da Historia Civilizacional. O crime nunca compensou e jamais compensará para aqueles que se respeitam e para os que se desrespeitam. Mas estes últimos continuam quebrando suas cabeças nas esquinas das suas próprias rotinas. Quando as dificuldades lhes se apresentarem revejam os seus cabedais de padrões de reconhecimentos existenciais na melhor forma, no mais altos níveis de beleza construídos interiormente. E nada vai lhes amedrontar na vida. Bom pensar assim. Viver é sim, correr riscos, não há quem duvide disso. Correr o risco de ser bem educado, de ser cortês, de ser útil, de ser simples e de ser espontâneo. Mas não para atentar contra a vida dos outros, humilhando-os, ao reduzi-los aos piores níveis de visões de padrões existenciais mal formados.
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4. – Se você olhar bem para o panorama social verá que se estar perpetuando a desigualdade pelos níveis e olhares inferiores, no reconhecer padrões de comportamentos na mesma dimensão. É preciso se otimizar, É preciso se culturar, é preciso acima de tudo se aperfeiçoar na arte de ver o quanto o ser humano é Belo e estimula-lo a reconhecer isto, quando possível. Aí sim! E com isto em mente e sem mágoas pouco a pouco chamá-lo sempre à atenção e motiva-lo a encontrar o caminho. Se ele demonstrar que não quer está na hora de desfazer alguns espaços para o seu despertamento. O que não vale é puxar os outros para baixo por inveja, por ciúme, ou por incompetência. Observe neste ponto como se modifica as forças polares do magnetismo entre ser professor, escola e aluno simultaneamente. Estude melhor sobre isto.
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5. - O modelador de Padrões Existenciais, aqueles formadores de Horizontes e de Cenários da vida individual humana ainda é, e será sempre o Trabalho. Pois ele é a condição básica da vida humana. Se este for digno dentro das Convenções Sociais modifica o ser humano para melhor em horizontes sucessíveis como uma figura brilhante no cenário social. Mas, se o trabalho estiver fora destes padrões de convenções, ele, nem é digno, nem colocará as pessoas que o exercem em destaque altruístico na Historia Civilizacional da humanidade. Eles são irremediavelmente marginais. Em quaisquer situações haverá sempre trabalho. Os padrões de convenções sociais são quem definem as diferenças.
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6. - O impacto das atividades sociais tem estado se tornando num verdadeiro formador de transformações. E as transformações são proporcionais às qualidades dos conhecimentos adquiridos. Isto quer dizer: se eles foram adotados e admitidos com a Inocência da Inteligência, as pessoas encontram neste toque, nesta visão motivos, desafios para trabalhar dignamente e conquistar os mesmos bens que outros já o fizeram. Mas se os conhecimentos foram amealhados com o viés da Esperteza, o impacto social de crescimento dos outros incomoda este individuo. E ele quer a todo custo e por todos os meios indecentes desfrutar das mesmas regalias. Eis o Inicio da criminalidade íntima. É apenas este lapso ilusório do trabalho fácil que se torna numa força incontrolável para alguns milhares de indivíduos e que acabam suas vidas atrás das grades. Nada mais agradável do que saber usar o impacto social para ativar os seus recursos mentais inventivos, criativos, profissionais e virtuais dentro das convenções sociais do bem viver. Bom pensar nisso.
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7.- Professores e Escolas são instituições simultâneas moveis/fixas, abertas/fechadas de responsabilidades sociais inerentes a todos, a qualquer tempo e em qualquer lugar. Todos e cada um precisam se ver assim, se ser assim, para reduzir os efeitos negativos do relacionar-se de qualquer jeito. Porque o mundo social está se expandindo para todos os lados e tudo que tende a movimentar-se sob a força do gigantismo sem que suas partes sistêmicas trabalhem harmonicamente tende a funcionar mal. E nossa sociedade humana já está neste âmbito. É isto que estamos vendo em pleno Século vinte e um, segundo o meu olhar. Bom adotarmos aquele velho lema: “Um por todos e todos por um” pouco a pouco no emaranhado traçado do “cada um por si”.
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8. - Não há como combater eficazmente as desigualdades sociais e a pobreza inerente pela falta de trabalho, pela ausência de Educação e sem que os impostos sejam revertido em beneficio para todos. A Educação pode ser compartilhada por todos, mas os beneficio dos impostos só os governos podem faze-lo. O primeiro passo como iniciativa e estruturar um trabalho de amor por ocupação. E isto quer dizer. Trabalhar-se com aperfeiçoamento para vencer os desafios. Um pensador americano de nome Napoleon Hill, muito me ajudou em minha formação. E ele disse: Há três grupos de pessoas ignorantes:
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O 1º. Grupo – Das pessoas que não "sabem e não perguntam". Este é o grupo dos “achistas”.
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O 2º. Grupo - Das pessoas que "sabem e não ensinam". Este é o grupo dos “egoístas”.
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O 3º. Grupo – Das pessoas que "ensinam e não refletem sua beleza interior neste gesto maravilhoso". Este é o grupo dos “espertos”.
Analise sobre isto também.
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9. – A organização pessoal, o modo pelo qual, as pessoas reúnem as informações que se tornam padrões existenciais chama-se ESTRUTURA. Ordem moral, ou imoral do Caráter. Tanto a estrutura, quanto a ordem e o Caráter são feitos de DADOS. Aquilo que se conhece e a partir do que se inicia a solução de um problema, a formulação de um juízo, o desenvolvimento de um raciocínio. Desta maneira ainda é preciso estar atento à qualidade da Educação admitida e adotada para que não caia todo o trabalho do Si ser no âmbito do imoral. Ou seja fora dos padrões de convivência social digna. É simples isto! E ainda por cima um trabalho muitíssimo agradável. Experimente....!

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10. - O ser Professor / Escola / Aluno simultaneamente em qualquer lugar significa exercitar a indissociabilidade do ensino e da aprendizagem. As falhas de um projeto como este tem se dado porque os avanços se movimentaram a passos largos e a auto-avaliação estagnou. Então veio o acomodar-se que é o mal conformar-se no espaço do atraso cultural. E nesta posição só resta o viés da Esperteza como visão para reunir padrões de sociabilização de niveis inferiores. E ela não eleva o ser humano para que este veja novos horizontes e novos cenários do existir. Por esta razão a Educação de Si mesmo em padrões científicos ainda pode salvar as gerações futuras. Analise bem esta proposta.


MOMENTOS DE PONDERAÇÃO.

Os noticiários diários estão revelando fatos que nos remetem a todos os instantes à reflexões de como podemos melhor exercermos as atividades de Professores / Alunos / Escolas no papel de formadores de Horizontes e Cenários de Esperanças sustentáveis. Imagina uma jovem nos primeiros momentos de sua adolescência, aos 11 anos específicamente convida e reune 8 colegas com idade entre 10 e 19 para praticar uma “seção de orgia” que ela tinha visto num filme pornô e por curiosidade queria faze-lo. A dissociabilidade entre ensino e aprendizagem é um padrão existencial fracassado nos tempos modernos que todos devem se esforçar para reduzi-lo, pois está aleijando pessoas ao redor. É bom ficar atento a isto, dia e noite. Do contrário cada vez mais pessoas estão se tornando PROXENETAS. Isto é: Condutores de idéias que favorecem a libidinagem e manutenção da prostituição infantil. De repente, nas escolas TODA A MOLECADA resolve dançar o “todo enfiado” também. Quem vai segurar esta Barra?


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