domingo, 16 de agosto de 2009

16. CAPÍTULO 15 – ENTRE O PROBLEMA E A ABORDAGEM.

O Espaço Dos Pontos De Compreensão E De Mutação.

“Uma implicação importante é a de que o aprendizado humano é de natureza social e é parte de um processo em que a criança desenvolve seu intelecto dentro da intelectualidade daqueles que a cercam”.
Lev Semenovich Vygotsky (1896 -1934) Do Livro: Pensamento e Linguagem.
:

O DESEJO ARDENTE DESCONTROLADO do querer ser, para o QUE não se preparou cognitivamente tem estado fazendo do sistema econômico contemporâneo, um agente provocador de miopia que está se tornando quase uma cegueira humana, no que tange a AXIOLOGIA INDIVIDUAL de cada qual. Ou seja: No que tange às visões referentes às teorias formuladas de valores pessoais e individuais sobre crenças de sobrevivência, junto a muitos aspectos do comportamento social, quando se refere ao impulso íntimo de desejar se realizar e se constituir família.
:
Vou me explicar melhor: O desejo de se “realizar para ontem” é um precipitação ondulatória mental que faz este, ou aquele individuo se lançar em aventuras idiotas, malucas sem previsão dos riscos no tramitar em mundos marginais que afetarão seu projeto de vida dentro da normalidade. Exemplo: Jovens acadêmicos de bom nível social que foram a uma favela comprar maconha para vender dentro de suas Faculdades. Agora estão na prisão por se tornarem traficantes.
:
Conclusão a priori: Os conhecimentos universitários que os tornariam habilitados a especificas atividades estavam mais a frente e dependiam de compassos temporários para suas completas aquisições. A venda de drogas não: O resultado imaginariamente era quase imediato e a Penitenciaria também, o foi.
:

As receitas ilusórias de Felicidade e Bem Estar sem analise profunda dos recursos Cognitivos Individuais tem estado me parecendo propostas portadoras de anulações da capacidade de prever algo dentro de um tempo relativamente curto com inteligência, cujos recursos em potencial, cada ser humano carrega em si e não os leva em considerações para reflexões, diante situações atuais comportamentais de grupos sociais em determinados níveis culturais elevados e os seus deslizes que tem estado impressionando negativamente toda uma geração.
:

O ajustamento biológico do ser humano ao ambiente físico onde vive, ou seja: Sua capacidade de conformidade, ou adaptação à evolução, diante aos impactos visuais será sempre continua, quer ele queira quer não. O que me chama à atenção, são impositivos questionadores básicos que todos deveriam fazer a si mesmo, antes de enveredar por esta ou aquela aventura tipo atalho. O que não tem estado acontecendo. Os questionamentos servem para criar um ESPAÇO MENTAL DE COMPREENSÃO E DE MUTAÇÃO ainda em tempo, entre uma proposição qualquer, a qual poderá carregar em seu âmago quaisquer tipos de “problemas” e as abordagens de como enfrentar os processos dos mesmos não se diferem. Por exemplo:
:

- Vou me ajustar a que?
- A que tipo de ideologia devo me adaptar?
- Qual o objetivo?
- Isto vai levar a que, e a onde?
- Onde está o Bom Senso desta ou daquela proposta?
- Como Isto fere o meu desejo de ser sempre uma pessoa equilibrada e dono da minha liberdade?
- Onde isto vai afetar os outros através de mim, e como?
:

Este pouco caso que se faz do fluxo ondulatório de níveis infinitos de ideologias atrofia a capacidade do entendimento desta, ou daquela aceitabilidade ideológica e os conseqüentes problemas que sempre se tem, ou eclodirão ao fundir-se mundos íntimos com este ou aquele mundo exterior, uma vez que pouca força de vontade tem se impresso ao trabalho do enfrentamento às conquistas de novos conhecimentos para que o entendimento de intenções por processos de eloqüências em suas manifestações, pudessem ampliar a capacidade de previsão de um futuro próximo por conclusões de resultados da observação desta, ou daquela proposta, que todos os cérebros humanos dispõem em potencial. A tendência em meter o pé num buraco tipo armadilha é muito mais provável do que se imagina quando este ou aquele alguém “acha” que esta, ou aquela atitude está dando certo para alguns, logicamente poderá dar certo para ele. Pura idiotice. Tudo fora dos padrões das Convenções dos Direitos Civis cai nos Padrões de Execução dos Direitos Penais. Isto precisa ser ensinado aos adolescentes desde a infância. Sem tais repetições sistêmicas e um “Vade Mecum Escolar” como já propus em capítulos anteriores, bem como, o respeito fundamentado por exercícios e dinâmicas para entendimento cada vez melhor e atrativo destes Códigos, as penas vão se enfraquecendo no entendimento daqueles com tendências criminosas e as leis para eles tornar-se-ão cada dia mais frágeis. Dois motivos são observados atualmente para se tirar uma mira do futuro:
:
- A freqüência de assaltos e assassinatos à luz do dia vistos pelas câmaras e expostas nos jornais televisivos revelam que tais marginais não temem as leis existentes. E também revelam o pouco caso, ou nenhum valor às suas próprias vidas.
:
- Os custos penitenciários são cada dia mais altos e sem possibilidades de recuperação, ou sociabilização dos seus habitantes. Veja na prática quando os indultos em tempos de Feriados Expressivos são exercidos, quanta morte, quantos roubos e quantos estupros tem acontecido.
::
Conclusão observativa: O pior conseqüente de tudo isso é que, a já espoliada humanidade paga altíssimos impostos e eles não chegam para melhorar os Condomínios Penitenciários e para construções de novos, na mesma velocidade em que se estão construindo meliantes. O dinheiro para tal operação vai para onde não sei.
:

O APRENDER BONS COSTUMES solidamente é uma versão da Evolução e de Natureza Social dos seres humanos. Com este horizonte na mente percebo que: Uma grande maioria de pessoas jovens e adultos cada qual com suas características de aprendizado só estão despertando para os processos ilusórios de realizações imediatas com o comprometimento de uma vez por todas do compasso do seu Tempo Individual Circunscrito, o qual à moda do Tempo Real deveria ser mais lógico e sustentável para se aprender a ser um elemento equilibrado na sociedade em todas as atividades de relações humanas.
:

Ouso dar um “toner” à teoria do Vygotsky, aqui em Epígrafe. Nos Tempos Modernos não é só as crianças que desenvolvem os seus intelectos com a intelectualidade dos que a cercam, mas todos os seres humanos interessados e em quaisquer idades. O que está havendo em minha opinião, é uma rebeldia interna silenciosaà moda de um vulcão que está desperto, a espreita de quando sua pressão já contida de força e o calor propulsionados por outros dos seus componentes corrompem o poder intrínseco das rochas e dos mares para então lançar suas pedras fumegantes e seus gases mortíferos para todos os lados sem a inteligência de se importar a quem vai ferir contundentemente.
:
Do jeito que a carruagem anda, as futuras gerações serão afetadas ainda no nascedouro por um estado de AFASIA completa, onde a palavra falada foi tão medíocre e inútilmente utilizada pelos seus multiplicadores que levarão os multiplicados a um outro estado pior do que estamos vendo. Ou seja: O estado de ANOMIA AGUDA, isto é UMA VIDA TOTAL SEM RESPEITO ÀS REGRAS SOCIAIS, que num tempo mais a frente, e com certeza não estarei aqui para presenciar, estas mesmas gerações galgarão um terceiro estágio de estado mental deplorável conhecido como AFEMIA. Isto é: Um estado psicológico anormal em que o enfermo não consegue articular as palavras, embora tenha consciência do que pretenda dizer. Triste não é? E que saber por que ? Continue lendo:
:


SUGESTÕES PARA CRIAR PONTOS DE COMPREENSÃO E DE MUTAÇÃO ENTRE ESTA OU AQUELA PROPOSTA DE MELHORA DE VIDA QUE REPRESENTE UMA FELICIDADE DURADOURA E LHE PERMITA PREVER O GRAU DE TEMPESTADES A ENFRENTAR.
:


1. – Consciência positiva é o resultado da prática da Inteligência. Quero dizer: É o resultado do hábito de analisar e compreender movimentos intencionais como elementos de despertamentos das características essenciais do APRENDER SEMPRE PARA MELHORAR-SE AINDA MAIS. Não confundir com a mediocridade do “espertamento” que nada precisa aprender, a não ser aproveitar de oportunidades para só tirar vantagens em detrimento do outro. A distancia entre o “Ser Desperto” e o “Ser Esperto” é inimaginável, porem sutil. E só pode ser mensurável quando o ser esperto começa a atrair tempestades incontroláveis para esta, ou aquela pessoal atitude, a qual gera condições deploráveis e consequentemente seu relacionamento social começa despencar e estabilizar-se num outro, com as suas proprias características de esperto. PENSE NISSO antes de se enveredar por aventuras sem previsões.

2. - Quando este, ou aquele alguém reserva determinado tempo para freqüentar diariamente sua sala de aula intima como Observador de seus estados internos, sem muita demora, começa a descobrir espaços entre situações e abordagens. Logo, logo será tentado pela força fisiológica das funções mentais e cerebrais a perceber uma coisa simples que revela níveis incríveis de consciências. O cérebro avalia e comunica ao centro de entendimento de cada qual o seu estado vigente como resultado e seu valor qualitativo de quaisquer experiências vividas imediatamente após. O que me faz crer no impulso volitivo de querer ser assim, ou assado. Basta observar um detalhe pequeno em algumas pessoas de seu relacionamento. Veja o quanto de objetos simples você já emprestou e a maioria deste grupo social não os devolve. Com a cara mais lavada encontra as mesmas pessoas diariamente e nunca se lembra de retornar tais objetos aos seus legítimos donos. Este é um sinal simples de péssima cultura interior que aos olhos internos do meu cérebro já qualifica tais pessoas num grupo não confiável. EVITE ISSO NA SUA VIDA.

3. - Nos dias atuais, a maioria das pessoas que encontramos digamos casualmente pouco as conhecemos. Quero dizer: Pouco entrelaçamos conhecimentos. Os recursos articuláveis das palavras na maioria das pessoas são pouco usados. Encontrei algumas razões nas pesquisas que sempre faço.
:
- As pessoas não querem expor conceitos, o que muito lhes ajudariam a se posicionar no tecido do seu Espaço/Tempo Circunscrito e expandir para melhor a sociabilidade. Esta abstenção em expor qualquer juízo de valor sobre esta, ou aquela situação principalmente junto aos adolescentes cria problemas inimagináveis pelo desuso da fala e a falta de hábito de assumir compromissos com o social, ao revelar sua posição existencial conceitual.
:
- É comum encontrar pessoas que ao falar alguma coisa, ouve-se nada que se aproveite. E isto em plena era da Comunicação. Aquele que tem filhos nestes estágios é bom parar e discutir sobre alguns aspectos do se relacionar com o entendimento de cada um.
:
- Um outro fator restritivo à comunicação é o “achismo”. De ser isso, ou aquilo, que na maioria das vezes não o é. A mentira passa a ser o víeis do seu representar-se para não imaginariamente se revelar, contudo revela uma descoberta ainda pior. A consciência de Si auto fraudular. O estagio de Afasia em alguns motiva outro estado mais profundo e comprometedor. O estado de Afemia. O que, embora esta, ou aquela pessoa esteja consciente não consegue articular qualquer palavra. É bom desenvolver conceitos pessoais de bons estilos de vida de maneira que a reverberação consciencial seja qualitativa positivamente.

4. – A arte de perceber e compreender o mundo, agora através dos canais televisivos é um dos maiores avanços que a humanidade pode receber. Todavia, uma esmagadora maioria de pessoas restringiu este foco numa adoção de estilo pouco inteligente. O víeis da Esperteza. O que não se percebe é que a Esperteza não se mistura com a Inteligência. Elas se movimentam perpendicularmente. Os que hoje estacionaram no primeiro grupo de estados mentais espertos são IRREMEDIAVELMENTE MEDÍOCRES, mesmo que apresente um formato de inteligência momentâneo, de quando em vez. O hábito de ver o mundo e caminhar segundo a visão deste estado mental tem estado aleijando os recursos mentais. Ou seja: tudo que se aprende não passa deste nível e compromete sobremaneira o ângulo de uma das mais belas faculdades mentais – A Percepção. Re-avalie o seu perceber o mundo e otimize-o.

5. - O desejar ardentemente querer ser algo é uma força interior de realização. Não há como duvidar disso. Mas... É preciso exercitar constantemente no silencio do seu Si mesmo a Indagação Diagnóstica Comportamental para evitar transtornos mentais no futuro. O hábito da Esperteza anula o espaço entre um problema e sua abordagem. Eu imagino que, por esta razão, as pessoas usam drogas. Para não ficar sob a artilharia da força mental fisiológica que cobra hábitos de inteligência inicialmente quando se persiste em ser um ser social. Esta é uma opinião minha. O exercício da Inteligência inter-relaciona conjuntos especiais de faculdades mentais/cerebrais e virtuais, quero dizer: Conceituais. Como sentimentos, emoções, memórias de curtas, medias e longas durações, linguagens e bons hábitos para representar equilibradamente um ser social. O não querer enfrentar a árdua maratona do educar-se para ser inteligente por conhecimentos científicos revela escorregões absurdos em qualquer futuro, deste, ou daquele individuo que o pretere.

6. - O ser inteligente, o seja: O não ter tido comprometido a aquisição do conhecimento no momento da internalização concede a este, ou aquele individuo afinado com Bom Senso, Respeito a Si Mesmo e aos Outros uma visão ampla da humanidade com o seu melhor. E com estes conhecimentos sem distorção adquire a habilidade de se relacionar equilibradamente com Percepções no momento que elas acontecem, a bem do Exercício de Consciência Positiva. Porque é extremamente forte a influencia das funções cerebrais sobre o entendimento nestas pessoas. Eu imagino! Que pior do que ser meliante é o momento da transição de um estado civilizatório para o marginal destes elementos, uma vez que declarações de alguns famosos e históricos criminosos disseram que: Até o terceiro crime ainda sentiam remorsos, depois mais nada.

7. – É muito importante saber que: Comportamentos neuróticos e criminosos não são resultados dos esforços para continuar sendo desenvolvedor de sua própria inteligência. Mas, em minha opinião de investigador do meu próprio cérebro. Tais atitudes são conseqüentes da falta de habilidade de relacionar-se bem e equilibradamente com o seu centro de entendimento. Neste exato instante o conhecimento adquirido torna-se um problema grave. A responsabilidade não é maior, nem menor em ser inteligente. ela simplesmente é o fiel da balança, Quero dizer: O equilíbrio evolutivo entre o Ser Humano e o Animal Humano. Pense nisso.

8. – Este meu esforço perturbatório constante em manter o meu inconsciente desperto por elevação moral constante de conceitos científicos, me faz ver muita gente com Emoções deprimidas pelos resultados inconseqüentes de muitas tentativas frustrantes em suas vidas e ainda não resolvidas. O que posso sugerir a estes universos de pessoas inseguras é filtrar a força emotiva de tais ações residentes ainda no subconsciente e recoloca-las a serviço do Bem em suas manifestações de transformação. A cura de qualquer mal psicológico patologicamente reside num esforço volitivo individual. Ela está no cérebro, mas sem este pequeno impulso, muita gente tem morrido de desgosto por ai a fora. A responsabilidade de possuir um cérebro está muito, mas, muito além mesmo, do que esta geração apresenta ter conhecimento. É bom reavaliar, o seu possuir um.

9. – O pior de todos os maus hábitos do ser humano, ainda em minha opinião é: O MAL ACOSTUMAR-SE. – Sob o ângulo de o meu interno olhar, ele aprisiona o subconsciente e apaga a sua chama vulcânica de desenvolvimento cognitivo. Isto provoca uma reação de Esperteza, uma vez que os esforços de aprender através leituras são transferidos para o ser impactado pelas ações novelescas, ou filmicas sem focos de crescimento para modificação de costumes. O mundo do, tudo muito rápido e tudo muito veloz está levando pessoas neste estagio de costume a trombar com os Códigos institucionais Civis, de quando em vez, e as vezes, de quando em quando, vez por outra, dia sim e outro também.

10. - Tempos de temor e insegurança são estados mentais e reais que a humanidade está vivendo, sofrendo e experienciando em quaisquer lugares onde exista humanos circulando. É deveras importantíssimo chamar-se cada um de nós, a sua parte de responsabilidade cultural de BONS COSTUMES, de maneira que, esta qualidade de vida seja modificada pelo esforço individual de cada qual. Não vejo outra saída com os meus parcos, limitados recursos de sensibilidade. A Tecnologia de Informação que guia e desenvolve a rapidez incomensurável de progressos para humanidade, também desperta naqueles includentes no universo da preguiça intenções vis e o impulso de lançá-las no mecanismo das relações sociais.



MOMENTOS DE REFLEXÃO.
:
Ao comparar o homem e os outros animais, ao nosso redor neste Planeta surge uma pergunta. Para que serve o Conhecimento? Basicamente, ele serve de: NOÇÃO DE COMO SOBREVIVER DIGNAMENTE EM REALIDADES ADVERSAS. Só o exercitar-se nisto já é o bastante para que qualquer pessoa crie uma página brilhante na historia de sua existência na Terra. As coisas pequeninas no que tange ao sentimento feitas extraordinariamente bem pelo lado positivo e principalmente voltado para servir bem, ao outro mais próximo de cada um de nós, me parece ser uma vertente do reiniciar os potenciais de talentos no mundo social tão conturbado dos Tempos modernos.


Nenhum comentário:

Postar um comentário