sábado, 1 de agosto de 2009

14.CAPÍTULO 13 – OS 2 TEMPOS NATURAIS DO HOMEM.

As Maravilhosas Diferenças Do Mundo Animal.
:

HORA DE APRENDER, HORA DE ENSINAR!
:

Somos
Pombos-correio
Voando na vida com a missão de entregar mensagens
Alguns desses perdem-se pelo caminho, porém...
Os que alcançam seu destinatário de forma reta, tornam-se imortais.
Quando a dúvida se instalar no teu cenário favorecido por bom êxito
Matizarás tua tela,
E a lágrima derramada na tua aquarela corrigirá o tom,
Restaurando a leveza da tua pintura
Então, colorarás o amor em relevo, pois somente o amor é real.
Tuas idéias, como as gaivotas, recorrerão a repousar as asas
Nos ventos térmicos do teu pensamento.
Assim, o Sol iluminará tua estrada novamente.
Somos peregrinos na estrada da vida
Nunca estiveste, e nunca estarás sozinho.
De a mão ao teu coração nesta jornada, e não olhes para trás...
Também não tente encontrar ao teu lado
Vestígios das pegadas as quais sempre seguiste nos caminhos da vida,
Pois estas já estarão vivas dentro de ti!
:
Marcos Nicolau Habib Kayat (Do Livro: Acervo Do Coração, De Pai Para Filho)
:

AÇÃO E REAÇÃO são forças físicas, ou virtuais da mesma intensidade, com mudanças simultâneas de direção e de sentidos, as vezes opostos, outras vezes não, em mentes, em cérebros e em corpos diferentes, ou em agentes da Natureza em vão.
Foi a partir das revelações científicas do astrônomo Inglês, Isaac Newton (1643-1727) sobre a Lei da Gravidade e as três leis que deram fundamentação a Mecânica Clássica, que me parece, hoje podermos avaliar certos aspectos característicos do ser humano que tem estado fazendo grandes diferenças no reino animal, desde os primórdios de sua evolução que sempre foi lenta. As Artes diversas em diversos estilos, sob a força de tais conhecimentos newtonianos e de muitos outros incontáveis cientistas e artistas, os quais do mesmo modo deram uma aceleração maior com o início da Revolução Industrial Século XVII, que veio alavancando com o passar dos tempos, também a Revolução Tecnológica em números incontáveis de áreas.
:
:
O agrupamento de Sentimentos específicos que compõe o campo mutacional de Emoções do homem, o tem estado motivando a ações, inúmeras vezes extraordinárias e muitas outras vezes abaixo de ordinárias carregam nos seus cernes dois “Enquantos de Tempo” também extraordinários, imutáveis e indestrutíveis que tem estado marcando a sua evolução entre os seus períodos de conformidades, quero dizer: De Adaptações para a sobrevivência da Espécie.
:

Nesta imensidão de Emoções e Sentimentos confusos, indefinidos, complicados por assim dizer, e primitivos, uma vez que os encontramos representados em todas as épocas de um sem números de Civilizações, estas avalanches de Sentimentos e Emoções, no mais das vezes e no final se expressam em 2 compassos naturais de Aceleração. O Tempo de Aprender e O Tempo de Ensinar. Estes Tempos entrelaçados com a Cognição, com a Fisiologia impulsionados pelas Forças dos Sentimentos e das Emoções no mundo das relações sociais tem estado criando por assim dizer, através de ações mentais e físicas um Campo Magnético de Atração e Repulsão simultaneamente entre os mesmos seres de sua espécie. O Atrito Cinético das Idéias gera estes dois fenômenos. E num passado não muito distante, o fenômeno Tempo de Aprender funcionava como um poderoso estimulo sensorial e injetava nos cérebros, desejos de também pessoas outras desenvolver cada uma o seu Caráter e se tornar exemplos de homens de bem, pautados numa Ética de Ordem Equilibrada, a qual acima de tudo, também representasse a beleza do Caráter dos seus pais.
:

Com a velocidade do progresso um terceiro tempo virtual foi criado nos Mecanismos da Vida. O tempo do mais veloz, do mais rápido conhecido por Imediatismo. A aceitabilidade deste impacto emocional de sobrevivência deveria ter criado um outro Tempo – O Tempo de Reaprender - nas Estruturas de Cognição de cada elemento humano, de maneira que suas características tão dolorosamente conquistadas não fossem para o ralo tão facilmente. Lamentavelmente isto não aconteceu. Não tem estado havendo força motriz suficiente nas gerações atuais para vencer o fantasma da incompetência. Ao invés, a prática de relacionamentos sociais tem estado mostrando que tal preterimento pelo desenvolvimento das faculdades mentais no reaprender mecânicas, ou estratégias de como superar obstáculos com o uso do despertar da inteligência dentro dos parâmetros constitucionais de Direito Civil aumentou vertiginosamente a população carcerária e penitenciaria neste Pais.
:

O que mais me chama a atenção e chega até mesmo a me impressionar é que: Mesmo diante de todos os resultados catastróficos de Espertezas e maus Caratismos que a mídia televisiva tem mostrado com brilhantismo, não tem estado servindo de alerta, que tais estados mentais não mais funcionam nos tempos modernos. Ainda assim, jovens de boa aparência, muitos com até níveis superiores em andamento estão já no tráfico de drogas, outros na prática de seqüestros, roubos a mão armada, de cargas e de automóveis, de clonagem de cartões de bancos, de remédios e outros já irreversivelmente metidos no mundo emocional do irreconhecimento de si mesmo que leva às praticas de assassinatos.
:

Estes aspectos de ações abaixo de ordinárias como estilos de sobrevivência tem estado servido também de estímulos à baixa estima que interfere profundamente no Tempo de Ensinar. Uma vez que o terreno mental já vem comprometido desde a convivência doméstica, a força pedagógica não encontra líquidos quânticos – Os Neurotransmissores - adequados para transmissão da comunicação aos neurônios. Eles precisam disponibilizar a força do querer, do desejar de cada indivíduo para que isto ocorra, de maneira que a Educação produza efeitos positivos.
:


É tempo de cair na Real de que: Não há como seccionar Emoções da Cognição, nem a Cognição do corpo. Isto quer dizer: Toda as vezes que o elemento humano o tenta fazer, ele cria incompreensões para suas Emoções e sem o vislumbre de suas funções prejudicam profundamente o conjunto cérebro, mente e corpo em quaisquer sociedades humanas.
:

SUGESTÕES PARA O REAPRENDER E RE-ENSINAR-SE NA ARTE DE SER FELIZ COM MENOS TEMPESTADES.
:

1. – Cada ser humano, independente de sua vontade de aprender, ou reaprender ele é um exemplo bom, ou ruim, os quais também podem ser aprendidos e ensinados. Se pais e responsáveis perderam a oportunidade de, na infância dos pequeninos inserir bons costumes sociais, infelizmente, tais costumes encontram verdadeiros obstáculos de serem admitidos já no período da adolescência com modernidades tão velozes. Admoestações domésticas hoje estão policiadas pelos conselhos tutelares. Se estes protetores apelam para a restrições do lazer os adolescentes estão fugindo e se expõem aos perigos e tramas marginais à sociedade. Há um provérbio americano que diz o seguinte: “Aprendamos a bater o ferro enquanto está quente, porque antes não é hora e depois já passou da hora”.


2. – O Tempo de Aprender é uma Ação que produz a Reação do Tempo de Si Ensinar. Este sistema abriga muitos outros tempos como subsistemas. E um deles igualmente importante é o Tempo de Trabalhar. Este conjunto é Emoção, Fisiologia e Cognição. Desde que o homem é homem tem sido assim e jamais ele conseguirá mudar esta estrutura. Por esta razão o crime não compensa. E para acabar com ele não se precisa extinguir com a humanidade. Basta que ela se volte, cada um per de si, para dentro de si mesma e reponha os seus talentos nos trilhos da vergonha.

3. – O Poeta Português Marcos Nicolau Habib Kayat, no seu poema, o qual coloquei como Epigrafe neste capítulo foi brilhante ao escrevê-lo. E nele muito me encontrei. Somos realmente peregrinos do Saber na Estrada da Vida. E como passageiros deste imaginário é bom deixarmos uma historia que sirva de exemplo para os pequeninos de cada um, de maneira que os mesmos possam constituir gerações melhores do que nós temos estado construindo.

4. - Os ventos térmicos dos pensamentos de cada um de nós precisam gerar Esperanças de um futuro melhor nos horizontes de nossas expectativas. Isto traz uma elevação da estima para um nível de Poder inimaginável de Satisfação Pessoal, de Alegria e de Paz Interior. Mas é preciso aprender a reaprender a Si ensinar.

5. – Não há duvidas que sempre houveram e haverão lágrimas no processo de vivências e de transformações do animal em ser humano. Convém não desistir do Bom Senso, para não se candidatar a experiências desagradáveis em suas trajetórias.

6. – Singrar os mares do acaso levado pelas ondas das tentativas não é um bom objetivo. Porque o Acaso é um Tempo Quântico. Imprevisível mesmo nas probabilidades dos choques ondulatórios, quanto mais nas possibilidades. É preciso haver direção, planejamento, força motriz e Emoções em diversos estilos do Sentimento para as devidas realizações. Isto demanda Tempo de aprender e de Si ensinar.

7. – O Imediatismo tem estado aleijando campos conceituais da maioria dos humanos na Terra. Eles não querem desenvolver estratégias seguras de representações mais autênticas nos seus estilos de vida. Fazem questão de ignorar o que o Marcos Nicolau expressou: “Vestígios das pegadas as quais sempre seguiste nos caminhos da vida, pois estas já estarão vivas dentro de ti!” o que confirma palavras de outros poetas como Antonio Calado: “O caminho se faz ao caminhar”. E ao fazê-lo ele se torna no próprio mundo de cada um de nós. Diante deestas duas verdades tão cruciantes, melhor é reduzir o nível de mentiras e do parecer o que não é. Desta forma os seus caminhos se apresentarão menos tortuosos num futuro qualquer.

8. - As Maneiras desajeitadas do querer ser o que não é para acompanhar modernidades precisam ser revistas. E ao redimensioná-las eleve-se acima dá banalidade, da trivialidade, da mesmice e da horizontalidade. Os costumes que paralisam as faculdades mentais nestes estados virtuais aleijam e muito carreiras profissionais antes brilhantes e conseqüentemente a qualidade da amizade, bem como a de ser amante. Não permita que tais costumes venham interferir naquilo que você poderia vir a ser.

9. – Os poderes mentais do homem e da mulher vão muito mais longe do que se imaginam. É irreal acreditar em disfarces, mentiras e mimetismos de quaisquer naturezas. O ser humano na sua essência representante da inocência do conhecimento é um ser de beleza inigualável, mas quando ele cai na indecência da esperteza do disfarce do conhecimento torna-se intragável.

10. - Motivar pessoas a Si descobrir é um objetivo dos mais estimulantes no viver humano nos seus tempos naturais. O Tempo de Aprender e o Tempo de Ensinar. Estes fenômenos aconteces a todos os instantes. Por isso se faz necessário saber que: De quaisquer jeitos estamos sendo observados e conseqüentemente estamos sendo copiados. Precisamos ter certo respeito a nos mesmos para que outros não fiquem aleijados.


MOMENTOS DE PONDERAÇÃO.
:
A filósofa alemã Hannah Arendt, disse algo bastante importante e que nos inspira a continuar a ser peregrinos do saber na estrada da vida. Ela disse: “A toda refeição tomada em comum, nós convidamos a liberdade a se sentar. O lugar fica vazio, mas a mesa continua posta.” A Liberdade é uma das mais sublimes, por assim dizer, Sensação Sentimental a nível Emocional e virtual. A sua ausência se concretiza no exato instante em que muitas pessoas esquecem-se do Respeito por Si mesmo e acabam desrespeitando os outros com a falta de Bom Senso e com seus disfarces desajeitados. A refeição tomada em comum com a excelência da Inocencia do Conhecimento é um convite a Liberdade. Embora não a vejamos, mas ela está presente em nós mesmo, que analogicamente tornamo-nos na mesa posta para servir o nosso saber com o nosso melhor nas Estradas da Vida.


Nenhum comentário:

Postar um comentário